Sociedade de Crédito garante juros menores

16/06/2015

Micro, pequenos e Micro Empreendedores Individuais (MEI) ligados à Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), contam agora com juros menores em empréstimos bancários. Através de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), a ACIPG lançou, dia 11 de junho, a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC) Centro Sul-PR.

Trata-se de uma associação de empresas que visa facilitar o acesso ao crédito de micro e pequenos empresários e também de micro empreendedores individuais, através de emissão de cartas de garantias, procurando oferecer melhores taxas de juros aos parceiros conveniados. Para o empresário há melhores condições ao crédito e informações durante todo o processo. Para o agente financiador há redução do custo de análise e redução de riscos.

O presidente da ACIPG, Nilton Fior, destaca que mais de 1.500 associados da entidade enquadram-se no MEI ou em micro empresas. Portanto, a parceria foi uma solução encontrada para facilitar o crédito desses segmentos. “A SGC vem para suprir a necessidade do aval. Quando os empresários recorrem aos bancos são exigidas algumas garantias, o que dificulta a transação. Como a SGC dará a garantia ao banco ele pode cobrar uma taxa menor porque não há risco de inadimplência. É um serviço inédito na entidade”. O presidente ainda destaca a Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa também é parceria do projeto.

Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo e Guarapuava já são atendidos pela SGC. Os empréstimos podem ser solicitados para capital de giro, compra de materiais, veículos para frota empresarial, ampliação da empresa, entre outros.

Juarez Antonio Carvalho, gerente regional do Sicoob, destacou a parceria. “É um marco para Ponta Grossa a vinda da SGC, disponibilizando oportunidades de crédito aos micro e pequenos empresários”.

O gerente regional do Sebrae, Joel Franzin, também comentou a ação. “Acreditamos neste trabalho e por isso somos parceiros. É importante que pequenas e médias empresas consigam esses créditos tendo uma maior eficiência na utilização planejada”.

No lançamento, na sede da ACIPG, interessados em financiamentos puderam esclarecer dúvidas e fazer as simulações. O representante da SGC Centro Sul-PR, José Divonsil da Silva,também destacou a assessoria técnica e administrativa pensada para um crédito planejado e seguro. Para ele, a ideia é facilitar o acesso ao crédito. “Nos bancos os juros são muito altos e, às vezes, o empresário não consegue realizar a operação. Há cinco SGCs no país, com ambiente próprio ao crescimento, envolvimento coletivo e taxas de juros mais atrativas”, explica.

Silva destacou que tudo vai depender do segmento, mas que a SGC já tem 98% de cartas aprovadas desde que começaram a funcionar em Guarapuava. “O valor mínimo é de R$ 4 mil e o máximo de R$ 100 mil. A nossa média operacional é de R$ 23 mil. Também vamos começar a garantir cartão de crédito BNDES para investimentos”, comenta.

Informações através dos sites www.sociedadegarantiacredito.com.br ou www.acipg.org.br.

Agente SGC Ponta Grossa

Diariamente, o agente da SGC Ponta Grossa atende na sede da ACIPG, à Rua Comendador Miró, 860, no Centro da cidade. É possível fazer simulações de empréstimos e calcular os valores mensais. A SGC irá avaliar a concessão do financiamento mediante análise de crédito do empresário. O pedido será enviado ao comitê de Guarapuava que fará a análise.Após o trâmite, há o acompanhamento do Sebrae e posterior liberação do Sicoob.

Entre os requisitos para usufruir dos serviços da SGC está o de ser associado ACIPG, associado SGC, que dependerá do valor da negociação solicitada e a empresa ter mais de seis meses de funcionamento.

Assessoria de imprensa ACIPG