Notícias


Atual gestão da ACIPG completa um ano e é destaque nos indicadores da FACIAP

24/04/2015


Compartilhe

Entidade obteve 100% no Programa Capacitar da Federação das Associações Comerciais e Empresariais

O 100% nos indicadores do Programa Capacitar, campanhas, parcerias, reivindicações e ações inéditas marcam o primeiro ano da gestão 2014-2016 da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Através do Plano de Trabalho ‘Vivo aqui, invisto aqui’, a perspectiva da atual diretoria, na posse de 24 de abril de 2014, era incrementar os negócios dos associados, fortalecendo o comércio, a indústria e a prestação de serviços.

O presidente da ACIPG, Nilton Antônio Fior, destaca seu primeiro ano à frente da entidade. “Tínhamos a difícil tarefa de aumentar ou até mesmo de manter os indicadores do Programa Capacitar, que já estavam com um bom desempenho. Através de trabalho e dedicação da diretoria e dos colaboradores conseguimos melhorar ainda mais nossos números, desenvolvendo ações inéditas neste primeiro ano de gestão e dando continuidade a produtos, serviços, campanhas e realizações que fomentam os negócios de nossos associados, contribuindo para o desenvolvimento de Ponta Grossa”.

A atual gestão iniciou seus trabalhos com a entidade em 95%, de acordo com o diagnóstico de 2013 da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), chegando a100%, em 2014, nos indicadores do Programa Capacitar. De acordo com os dados, são analisados processos internos, clientes, finanças, recursos humanos, desenvolvimento local, cultura associativista e prestação de serviços.

O presidente da FACIAP, Guido Bresolin Júnior, destaca a conquista da entidade. “A ACIPG mais uma vez é referência no Paraná em relação ao Programa Capacitar. Este resultado, alcançado após muita dedicação e trabalho, representa a força do Associativismo em Ponta Grossa. Parabéns à Associação Comercial por cumprir 100% de suas metas e contem sempre com a FACIAP”.

 

Ações de destaque

A ACIPG está sempre à disposição para colaborar com a cidade. Uma das funções da entidade é promover o diálogo da classe empresarial com órgãos públicos e colaborar com o desenvolvimento de Ponta Grossa. “Em nosso site temos o link de ouvidoria, um espaço de comunicação com o associado e a sociedade, que podem participar com sugestões e críticas”, destaca Fior.

Neste primeiro ano de gestão, ações realizadas pela ACIPG contribuíram para o desenvolvimento de Ponta Grossa, como a luta da entidade para a suspensão da cobrança da Taxa de Combate a Incêndios, já que a Lei para arrecadar recursos para o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) é inconstitucional, de acordo com estudos da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Ponta Grossa (OAB-PG).

A campanha ‘Vote em candidato daqui’, também teve o intuito de colaborar com o desenvolvimento da cidade, incentivando os eleitores a votarem em candidatos com domicílio eleitoral na cidade. A campanha colaborou para a eleição de cinco deputados locais nas eleições 2014. Com um aumento de 73% em relação a 2010, mais de 130 mil eleitores escolheram candidatos de Ponta Grossa para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em 2014. Uma oportunidade dos ponta-grossenses terem maior possibilidade de sugerir, acompanhar e cobrar ações dos deputados em benefício do Município.

Campanhas como ‘Natal 0 km’ que teve a participação de mais de 176 empresas, de diferentes segmentos, somando mais de 230 pontos participantes, gerando aproximadamente 550 mil cupons contribuíram com as vendas do comércio local. A entidade também colaborou com o evento ‘Natal e luzes’ que aconteceu no prédio da Estação Saudade, durante a época natalina.

A campanha ‘Seu nome, seu patrimônio’ também teve foco no comércio, colaborando com aumento de 54% no atendimento de consultas ao consumidor em relação a novembro de 2014 e aumento de 46% no atendimento de negociação de dívidas (efetivação) no período de realização da campanha, contribuindo com a reativação de crédito e recuperação do saldo de inadimplência no comércio.

Ações inéditas da gestão, como o lançamento do Ponto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, na sede da ACIPG, também colaboracom o desenvolvimento empresarial, sendo um espaço voltado ao micro e pequeno empresário, que desde janeiro deste ano pôde otimizar processos e serviços referentes ao seu comércio.

Outra ação inédita colocada em prática neste primeiro ano de gestão foi a ‘Patrulha Comercial’ em parceria com o 1º batalhão da Política Militar, que atendendo a um pedido dos comerciantes de Ponta Grossa, visa dar mais segurança ao lojista. O patrulhamento nas ruas ganhou reforço com o módulo-móvel da Polícia Militar que trafega por diferentes pontos da cidade, auxiliando nas operações.

‘Ação ACIPG nos Bairros’ que descentralizou a entidade, levando a mesma aos bairros da cidade com seus produtos e serviços, Programa Empreender através de seus 10 Núcleos Setoriais, campanhas de responsabilidade social como do Agasalho e Natal sem Fome, ‘Em cada gesto de amor fraterno nasce Jesus: é Natal’ também foram importantes iniciativas da entidade, além do Projeto Antares, que já realiza ações de empreendedorismo em contra turno escolar a mais de 56 alunos de escolas públicas e particulares da cidade. A entidade também reiterou alertas sobre golpes e cobranças indevidas praticados no comércio.

No setor industrial, a ACIPG aproximou-se da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), que apresentou o projeto de pavimentação do Distrito Industrial aos membros da Câmara Técnica, que alinhados à Prefeitura tentam trazer melhorias ao local, com estudos de abrigos e linhas de ônibus, indicação visual e iluminação.

Ações internas também foram destaque, como a continuidade aos produtos e serviços oferecidos pela entidade aos associados e sociedade. “Em seu portfólio, a ACIPG conta com mais de 30 produtos e serviços, entre consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Nota Fiscal Eletrônica, cursos e palestras do Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE), Certificado Digital, planos corporativos de saúde e odontológicos, cartões de alimentação e refeição, locação de salas, ACIPG Estágios, entre outros, que facilitam o dia a dia das empresas”, comenta Fior. Para o próximo ano da gestão, o presidente destaca que já está em estudo e planejamento a inserção de novos produtos na entidade.

A ACIPG também realizou e apoiou ações de responsabilidade social, capacitação profissional, fomento, meio ambiente, entre outros temas relevantes ao desenvolvimento empresarial e social.

Reuniões públicas também foram destaque tratando temas como coleta e tratamento dos resíduos sólidos, mobilidade urbana, desdobramentos de greve no transporte coletivo e bilhetagem eletrônica. “Várias reuniões aconteceram com secretários municipais e estaduais para levarmos as reivindicações dos associados e sociedade”, comenta Fior.

 

Parcerias

A entidade reafirmou parcerias com Caixa Econômica Federal, Sicredi, Sicoob, Uniprime, ampliando as opções de serviços aos associados. Também deu continuidade à parceria com a Junta Comercial do Paraná (JUCEPAR), em que a Agência Regional de Ponta Grossa passou a emitir o cartão CNPJ de novas empresas.

Também reafirmou parceria com importantes movimentos e conselhos da cidade como o Conselho Comunitário de Segurança de Ponta Grossa (Conseg), Observatório Social dos Campos Gerais (OSCG), Movimento Campos Gerais de Igual para Igual (MCG), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Conselhos da Comunidade e Câmaras Técnicas do Meio Ambiente e Indústria.

A ACIPG atua em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para patentes e novas tecnologias e tem ações de desenvolvimento nas áreas de fomento e capacitação profissional com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Uma parceria inédita da gestão foi com o Operário Ferroviário Esporte Clube. Com o projeto ‘Sócio Amigo do Operário’ os objetivos são aumentar o quadro de torcedores do Clube e garantir uma receita mensal, que possibilite as melhorias físicas na sede e a manutenção de uma equipe competitiva.

 

Próximas ações

            Pensando em seu associado, a entidade executou a obra de readequação do auditório antigo da ACIPG, situado à rua Comendador Miró, 860. Programado para ser entregue em maio, o novo espaço será mais uma opção para eventos empresariais na entidade, aliando modernidade à praticidade em 204 m2.

A ACIPG também projeta nova sede, cuja intenção é ser construída através de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), no terreno da entidade situado à Avenida Visconde de Taunay. O projeto prevê duas torres multiuso que poderiam ser utilizadas, além da sede da ACIPG, para escritórios comerciais, apartamentos residenciais ou hotel, por exemplo, além de amplo estacionamento. Associados, colaboradores, diretores e parceiros teriam o espaço da entidade quase triplicado, passando dos atuais 2,4 mil m2 do Centro para aproximadamente 7 mil m2 na Ronda.

No campo de palestras e eventos, a ACIPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Sociedade Rural de Ponta Grossa realizam, em oito de maio, o 1º Encontro Mercadológico do Incentivo à Ovinocultura/Floresta, dando destaque ao setor Rural.

Para o comércio estão previstas novas edições das campanhas institucionais de Mães, Pais e Namorados, além da tradicional campanha de Natal com sorteio de prêmios. Continuidade à campanha de reativação de crédito e quinta edição da campanha ‘Gesto de Amor’. Para 2015, também se planeja a colaboração da ACIPG e parceiros como a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, para a decoração natalina.

Assessoria de imprensa ACIPG

 

 





Leia Mais Notícias