Empreender da ACIPG supera meta de inscrição de empresas no MPE

26/09/2014

O Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) é um reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que participam do Programa Empreender, promovendo a qualidade, produtividade e competitividade pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. O Empreender da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), superou a meta que era de 100 empresas participando do Prêmio este ano. “São 140 empresas, quase 100% das empresas nucleadas. A cada ano mais empresários buscam esta ferramenta, não apenas para participar da premiação, mas também pela devolução que recebem sobre a gestão de sua empresa com requisitos de como estão e como podem melhorar”, explica a consultora do Empreender da ACIPG, Lucilene de Fátima Oliveira.

As categorias de reconhecimento são agronegócio, comércio, indústria, serviços de educação, serviços de saúde, serviços de tecnologia de informação - desenvolvimento, implantação e gerenciamento de software, serviços de turismo - bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos, serviços – empresas de serviços que não se enquadrem nas categorias de serviços acima. Lucilene comenta que os números desta etapa estão sendo fechados, assim as empresas aguardam novas instruções. “Ao final de todas as etapas e computados os dados teremos novas metas e ações definidas pela nossa Federação e Sebrae”.

Hoje, o Programa Empreender conta com nove núcleos ativos, sendo eles, Núcleo de Alimentação para Eventos (Napes), Núcleo de Estilistas (NSE), Núcleo Setorial de Tecnologia da Informação (NSTI), Núcleo Setorial de Representantes Comerciais dos Campos Gerais (ARCCG), Núcleo Setorial de Artesãos de Ponta Grossa (NAPG), Núcleo Setorial de Empreendedores em Turismo Rural e Áreas Naturais (NETRAN PG), Núcleo dos Guias Turismo de Ponta Grossa (NGTU PG), Conselho do Jovem Empresário de Ponta Grossa (Conjove) e Conselho Empresarial da Mulher Executiva (Ceme).

A consultora destaca que no planejamento estratégico do Programa há mais seis Núcleos em fase de mobilização, ou seja, há interesse do setor e agora o Empreender fará os procedimentos necessários para nuclear. “Cada Núcleo representa segmentos do mercado. O intuito do Programa é agrupar esses empresários por ramo de atividades, fortalecendo aquele setor específico. Buscaremos esses empresários dos setores de atuação desses seis Núcleos para apresentar o Programa Empreender, sensibilizando-os a se unir e dar início aos trabalhos de planejamento e constituição do Núcleo”, comenta.

Além da mobilização de novos Núcleos, o Empreender trabalha com ações como o 2º Simpósio dos Núcleos Setoriais que acontece em outubro, vistas técnicas com os nucleados e a participação em projetos como o Antares. “Essas ações visam disseminar a cultura associativista, objetivo maior do programa, cursos  e capacitações para os empresários, entre outras ações”, explica a consultora.

2º Simpósio dos Núcleos Setoriais acontece em outubro

O diretor de Associativismo daAssociação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Marcos Rogério Dombrowski, convida para o 2ºSimpósio dos Núcleos Setoriais do Programa Empreender. “A ideia do Simpósio é disseminar o pensamento do Programa Empreender e abrir espaço para que outros Núcleos de outros setores possam ser consolidados em Ponta Grossa”.

O evento acontece dia 16 de outubro, às 19 horas, na sede da ACIPG. Com o slogan ‘Unir para Crescer’ o Empreender é realizado pelas Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) em todo Estado.

“Através do Programa, a cultura associativista é disseminada. Com a realização do Simpósio, oportunizamos mais visibilidade às ações e conquistas dos Núcleos Setoriais, contribuindo para a disseminação do projeto”, destaca Dombrowski.

Assim como em 2013, os Núcleos serão apresentados, podendo mostrar suas ações e trabalhos realizados; uma maneira de difundir a cultura associativista, mostrando a importância do trabalho conjunto para realização de metas.