Notícias


CTPI da ACIPG lista reivindicações do Distrito Industrial

16/09/2014


Compartilhe

A Câmara Técnica do Polo Industrial (CTPI) da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) listou, na última reunião de agosto, reivindicações que ainda não foram atendidas no Distrito Industrial Cyro Martins. O coordenador da CTPI, Leonardo Puppi Bernardi, comenta que a Câmara tem o objetivo de reunir industriais e colaborar com a solução de problemas do setor. “Essa lista de pedidos é reflexo de solicitações frequentes que a Câmara recebe. O Distrito Industrial precisa de melhorias e é função da CTPI estar alinhada aos industriais buscando melhorias ao segmento”.

Entre as reivindicações da Câmara estão a pavimentação do Distrito. “A empresa licitante solicitou prorrogação do prazo do projeto, com isso o Distrito Industrial continua sem asfalto e o que vemos são apenas as operações ‘tapa-buracos’”, comenta o coordenador.

Transporte público também é reivindicado pela Câmara. “Os industriais solicitam concentração de linhas no horário de pico, que seria das 17h45 às 18h50. Hoje, há apenas Distrito – Terminal Oficinas e Distrito – Centro. Não há ônibus direto, por exemplo, para Distrito - Uvaranas, Distrito - Nova Rússia e Distrito - Santa Paula”.

A iluminação dos pontos de ônibus e presença da Guarda Municipal também são reivindicações que colaborariam com a segurança no Distrito, de acordo com Bernardi.

A desafetação de terrenos também é mencionada. “A Prefeitura poderia agilizar a desafetação - retomada de doação dos terrenos no Distrito Industrial - e ter a correta utilização dos terrenos doados”, comenta o coordenador.

A sinalização com o nome das indústrias nas marginais também foi lembrada. “Poderia fazer sinalização aos moldes da Cidade Industrial de Curitiba, sinalizando a entrada dos distritos”.

A desativação do Corpo de Bombeiros também está na lista dos industriais. “Além de expor as empresas ao risco, essa desativação elevou o Seguro Patrimonial das indústrias lá instaladas, devido ao tempo maior de deslocamento do Corpo de Bombeiros. As indústrias tiveram aumento de, em média, 25% no Seguro Patrimonial”. De acordo com o coordenador, o tempo de chegada do Corpo de Bombeiros para Centro - Distrito é de 40 minutos em horário de pico.

Bernardi comenta que a Câmara desenvolve material com levantamento do Distrito Industrial Cyro Martins, que conterá número de indústrias, de colaboradores, segmento industrial, terrenos regulares, alvarás regulares (Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Prefeitura, Corpo de Bombeiros), quais possuem integração com as universidades (UEPG, UTFPR, Cescage) e outras informações pertinentes da área e do setor. “A meta é chegar ao término dessa gestão da CTPI com esse levantamento”, destaca Bernardi.

Os próximos encontros da CTPI acontecem dias 09 outubro, 06 de novembro e 04 de dezembro, às 19 horas, na ACIPG. Informações: 3220-7243. “As reuniões acontecem uma vez ao mês, quinta-feira, na sede da ACIPG. Convidamos os industriais para que venham participar da CTPI, colaborando com ações do segmento industrial”, destaca Bernardi.





Leia Mais Notícias