Elisa Prado aborda valorização da imagem da empresa

12/09/2014

“É em rede que se faz uma reputação nos dias de hoje. Imagem, valores, postura e produtos são fundamentais”. Assim define Elisa Prado, diretora de Comunicação da Tetra Pak - executiva de Comunicação Corporativa liderando equipes localizadas no Brasil e nas Américas do Norte, Central e Sul - em palestra intitulada “Valorização da imagem da empresa”, na noite de quinta-feira, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Empresários, estudantes e imprensa acompanharam a diretora que tem 30 anos de experiência na área, é membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) e recebeu, em 2008, o prêmio USP de Comunicação Corporativa, na categoria ‘Trajetória Profissional’.

Elisa abordou a reputação como um vínculo emocional que se traduz no grau de respeito, admiração, confiança e estima. “Ela se dá através das percepções pessoais, criadas a partir de símbolos e interpretações. São resultados de experiências, informações, práticas e comportamentos”, comenta.

De acordo com a diretora, as percepções somam-se ao longo do tempo, mas podem ser descontruídas. Por outro lado, também podem ser modificadas positivamente.

Através de cases e experiências, Elisa trabalhou a reputação empresarial como uma representação coletiva, uma somatória das diferentes percepções sobre uma cidade, empresa ou pessoa. “Importante destacar a dinâmica da percepção versus realidade e marca versus reputação. Há marcas fortes com reputações fracas e há marcas fortes com reputações fortes”, destaca.

A necessidade de mensurar a reputação de uma empresa e a gestão de crise também foram assuntos abordados. “Todas as marcas são vulneráveis e é preciso estar atento, pois a crise, hoje, acontece com mais frequência”. Para ela, as fases de gerenciamento de crise são prevenção, contenção e recuperação e as empresas que conseguem reconstruir mais rápido a reputação são as que estão preparadas para crise, possuindo forte marca corporativa e história construída com ética e reputação.